quarta-feira, junho 29, 2011

Exposição de Fotos Lisboa / Recolha de livros para Timor

As fotos das crianças que encheram os corações dos portugueses


Estão no Terreiro do Paço, na exposição “Rostos de Esperança”, as crianças que José Revez conheceu e fotografou entre 1999/2001. Eram 120 as fotos que registaram a sua primeira visita ao país e encheram os corações dos que as observaram pela primeira vez.

Na altura era difícil perceber como andava o país e por isso as fotografias de Revez eram uma janela aberta para ver crianças timorenses de vários distritos de Timor. Primeiro estiveram na Av. 5 de Outubro, no Ministério da Educação, mais tarde foram editadas em livro.

Outras viagens a Timor se seguiram para realizar projectos, reconstruir escolas, organizar uma campanha que deu em escola de solidariedade (no bairro da catedral) e construir uma escola portuguesa em poucos meses.

O livro com crianças que contam histórias com o olhar, editado em 2001, voltou agora a ganhar vida, dez anos depois numa exposição com direcção artística do Arq. Jorge Cid . Na visita podemos acompanhar a mudança de expressão dos rostos das crianças que passam do choro ao riso e se entrecruzam com elementos etnográficos que mostram a riqueza cultural e singularidade do país.

E como em todos os projectos em que se envolveu, José Revez procurou mais uma vez que esta exposição revertesse a favor das crianças de Timor. Para isso associou a exposição a visitas guiadas e envolveu escolas portuguesas na entrega de cartas e livros para Timor.


Do projecto fazem parte escolas de Ainaro, Baucau, Ermera, Liquiça, Same, Viqueque, Oecusse e Dili. O material recolhido será transportado pela GNR na próxima missão que começa em Outubro. Até final de Julho os livros e cartas podem ser entregues no Livrão que está à entrada da exposição.




Sem comentários: