sexta-feira, agosto 08, 2008

Governo liderado por Xanana Gusmão completa 1º ano


O IV Governo Constitucional de Timor-Leste, resultante da aliança AMP, assinala hoje o seu 1º aniversário!

Este Governo não teve um primeiro ano fácil.
Para além de ter de lidar com duas questões bem difíceis - 100.000 deslocados internos e o "caso dos peticionários - o próprio Chefe do Governo, Xanana Gusmão e o PR Ramos-Horta, foram alvo de atentados, cujas consequências, felizmente, foram ultrapassadas com sucesso.

Este Governo foi capaz de dar resposta às várias e difíceis situações que teve de enfrentar, e a situação político social melhorou significatibvamente. A população de Timor, apesar de ainda enfrentar grandes dificuldades económicas e sociais, sente-se mais segura e com esperança no futuro.

Foi neste primeiro ano de governação que se lançaram as bases para reforma administrativa, que se impunha e se lançaram as bases necessárias para o arranque de grandes projectos, ao nível das infra-estruturas e do desenvolvimento económico. Foi um ano para "arrumar a casa", como se usa dizer.

O problema dos IDP e o dos peticionários estão na fase final da sua resolução.

Os Veteranos e as Vítimas da Luta, viram, finalmente, o seu sacrifício e entrega publicamente reconhecidos e recompensados, com a justa atribuição de subsídios e "indemnizações".

As instituições de Defesa (F-FDTL) e de Policiamento (PNTL) "reconciliaram-se" e trabalham de forma unida e concertada para a manutenção da estabilidade social. Exemplo claro dessa unidade foi o sucesso da "Operação Halibur" criada para a captura dos responsáveis pelos atentados de 11 de Fevereiro.

As ruas da capital estão mais limpas e seguras, as pessoas mais confiantes!

Mas, o Governo da AMP tem ainda muito trabalho pela frente, e certamente não irá baixar os braços perante os enormes desafios que o futuro lhe reserva.

Feliz Aniversário e um 2º Ano de mandato repleto de sucessos!


2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabens e sucesso ao IV Governo Constitucional da AMP.

Anónimo disse...

Viva Timor!
`Viva o IV Governo Constitucional da AMP!