quarta-feira, abril 23, 2008

DIA MUNDIAL DO LIVRO

No dia 23 de Abril, dia de São Jorge, comemora-se um pouco por todo o Mundo – cerca de 100 países - o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, desde 1995 e por decisão da UNESCO.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e de paixão.
Leia LIVROS, ofereça Rosas !


Crianças formam livro humano para comemorar o Dia Mundial do Livro
Lusa 2007-04-23
Mais de mil crianças, dos 4 aos 17 anos, de escolas do Grande Porto comemoraram hoje o Dia Internacional do Livro, no Parque da Cidade, formando um livro humano aberto.

Debaixo de sol, as crianças, de t-shirt branca vestida, alinharam-se de forma a criar um livro aberto, sendo o bordo do livro formado por professores, pais e auxiliares de educação.

"O livro é um animal vivo" é a frase de Aristóteles que se lia inscrita neste livro humano.A ideia surgiu de alguns professores do agrupamento de escolas do Viso, Porto, que pretenderam fazer com que cada uma das crianças presentes "percebesse que a maior ferramenta que pode ter na vida é o livro", disse à agência Lusa Carlos Marinho, da organização do evento.

.../...

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=9C3AFFC18B2D46E6A800C6F429E31F48&opsel=1&channelid=0

Sem comentários: