As fotos das crianças que encheram os corações dos portugueses
Estão no Terreiro do Paço, na exposição “Rostos de Esperança”, as crianças que José Revez conheceu e fotografou entre 1999/2001. Eram 120 as fotos que registaram a sua primeira visita ao país e encheram os corações dos que as observaram pela primeira vez.
Na altura era difícil perceber como andava o país e por isso as fotografias de Revez eram uma janela aberta para ver crianças timorenses de vários distritos de Timor. Primeiro estiveram na Av. 5 de Outubro, no Ministério da Educação, mais tarde foram editadas em livro.
Outras viagens a Timor se seguiram para realizar projectos, reconstruir escolas, organizar uma campanha que deu em escola de solidariedade (no bairro da catedral) e construir uma escola portuguesa em poucos meses.
O livro com crianças que contam histórias com o olhar, editado em 2001, voltou agora a ganhar vida, dez anos depois numa exposição com direcção artística do Arq. Jorge Cid . Na visita podemos acompanhar a mudança de expressão dos rostos das crianças que passam do choro ao riso e se entrecruzam com elementos etnográficos que mostram a riqueza cultural e singularidade do país.
E como em todos os projectos em que se envolveu, José Revez procurou mais uma vez que esta exposição revertesse a favor das crianças de Timor. Para isso associou a exposição a visitas guiadas e envolveu escolas portuguesas na entrega de cartas e livros para Timor.
Do projecto fazem parte escolas de Ainaro, Baucau, Ermera, Liquiça, Same, Viqueque, Oecusse e Dili. O material recolhido será transportado pela GNR na próxima missão que começa em Outubro. Até final de Julho os livros e cartas podem ser entregues no Livrão que está à entrada da exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário